25 de fev. de 2016

Resenha + Sorteio: Condão


Titulo: Condão
Autor: Giordano Mochel Netto
Páginas: 396
Editora: Novo Século
Classificação: 5/5 

Tecnologia robótica, petabytes, Direito Eletrônico. Esses termos fazem parte do cotidiano de Edwardo, um jovem que vive em uma sociedade ultratecnológica em que o controle da informação tornou-se o meio de referência para todos. Programador virtual, ele tem uma vida estabilizada, já que suas preocupações resumem-se ao trabalho, ao relacionamento amoroso com Sílvia, biogeneticista, e à amizade antiga e franca com Jânio, professor de História Moderna e especialista na teoria do Condão. No entanto, ao presenciar, involuntariamente, o assassinato de dois jovens por drones responsáveis pela segurança pública, sua vida passa a correr risco. Robôs-homicidas? Uma possibilidade que soa impossível para um software instruído a tarefas-padrão e funções extremamente mecânicas. Pelas regiões do Brasil, Edwardo arrasta Jânio e Sílvia em uma busca incessante para desvendar o crime. Só que, quando o trio descobre que essa investigação envolve vários fatos obscuros que influenciaram o atual nível de desenvolvimento dessa sociedade, uma nova realidade se revela de forma estarrecedora.


O livro já começa mostrando como vai ser sua história: cheia de ação e aventura. Edwardo, um jovem programador, estava fumando no telhado e próximo dele estavam dois jovens, quando, dois drones responsáveis pela segurança pública, se aproximam e ao invés de usarem o protocolo padrão, as maquinas aparentemente assassinaram os jovens. Ed sabe que isso não é aceito pelas regras do Condão, por isso tenta se esconder, e é perseguido pelos drones.

Com medo, ele foge para a casa de seu amigo Jânio e descobre que há alguma coisa errada com o sistema, ainda sendo perseguido, agora junto com o amigo, é obrigado a fugir levando sua namorada, Sílvia. E nesta fuga acaba descobrindo que vivem em uma teia de mentiras.

Condão é uma tecnologia criada pelo grande líder Jeremias, essa tecnologia substitui tudo o que conhecemos como justiça. Drones são responsáveis pela segurança, limpeza e inclusive pelas leis, por serem considerados imparciais . Juízes não são mais necessários. Tudo é muito avançado e, até então, muito utópico.

Os personagens presentes no livro são todos muito inteligentes, mas têm a mente "fechada" para algumas questões.

“Os moradores da cidade vivem em um estado de alienação constante, voltados para o próprio mundo. Fechados para tudo que acontece no exterior. Se contentam apenas com o que veem na mídia. Mas toda ela é manipulada. Os dados importantes são fabricados.”
Um ponto muito interessante nessa sociedade futurística é que o governo incentiva a população a não criar laços.

O livro é narrado em terceira pessoa - o que é muito bom, pois não ficamos presos em um único ponto de vista. Ele mostra um Brasil desenvolvido, com uma sociedade muito inteligente, onde a fome, corrupção, pobreza e analfabetismo foram extintos. E inclusive mostra a partir de vários pontos de vista, como foi ocorreu a evolução no país. Esse período de transformação ficou conhecido como "A Era de Ouro".

Condão nos faz refletir muito sobre os dias de hoje, questões como mídia, política, saúde e justiça - mesmo se passando em um futuro distante. A trama é muito elaborada e desenvolvida. Os detalhes que Giordano nos dá são impressionantes, ele explica tudo o que é citado no decorrer do livro.

Super recomendo o livro a todos e especialmente para os amantes de uma boa Ficção Cientifica.

Caixa contendo livro, marcador e cards.

2 comentários:

  1. Boa tarde!! É obrigatório todos os tópicos??

    ResponderExcluir
  2. É o segundo sorteio que tenho ganhar este livro. Ele me pela capa, mas o conteúdo é maravilhoso. Tomara que eu consiga desta vez, ele é lindo!!

    ResponderExcluir