28 de out. de 2015

Resenha: O Colecionador de Borboletas


Titulo: O Colecionador de Borboletas
Autor: Cecília Mouta
Nº de páginas: 256
Editora: Novo Século
Classificação: 5/5

Você sabe qual a verdade sobre o efeito borboleta?
Nicola é um pesquisador e colecionador de borboletas que perdeu a memória. Durante sua recuperação, com a ajuda de uma psiquiatra, descobre que possui o poder de voltar ao passado e modificá-lo, e também que era apaixonado por uma garota chamada Joana, que aparece repetidas vezes em meio à suas confusas visões.
Pior que uma lembrança morta, é uma lembrança que insiste em ressurgir. E Nicola terá que seguir o fio de suas vagas recordações para desvendar até que ponto alterou seu passado. Porém, este colecionador ainda não tem consciência do quanto o efeito borboleta pode ter afetado seu próprio destino.

Nicola reside em uma casa de repouso, ele precisa se lembrar de seu passado e conta com a ajuda de uma psiquiatra, pois perdeu a memória. Logo ele descobre uma ligação com as borboletas, e com as borboletas surgem memórias e alucinações.

Em suas lembranças ele descobre que era um colecionador de borboletas e que foi um entomólogo (biólogo especializado em insetos), e suas duas maiores paixões do passado: borboletas e uma garota chamada Joana, ele se recorda que descobriu esse amor por elas na fazenda de seu avô, eles dividem a mesma paixão por borboletas, e um dia Joana lhe conta sobre o efeito borboleta e Nicola passa a acreditar nele.

Na casa de repouso Nicola conhece a médica Liz que se torna uma grande amiga, ela o ajuda com seus problemas de memória, apesar de sua amizade Nicola esconde muitos acontecimentos dela.

A cada lembrança que Nicola tem seus ouvidos e nariz sagram, quanto mais tempo de lembranças ele tem, mais horas desacordado ele sofre.Com essas lembranças ele descobre que o efeito que Joana tanto contava realmente existe e que ele possui esse poder, mas que esse poder de mudar o passado tem suas consequências. 

"Você já sentiu o toque de uma borboleta, Liz?
-Não.
Então acho que você não conhece a leveza e a verdadeira beleza da vida."

O Colecionador de Borboletas é muito envolvente, surpreendente e lindo, eu não queria parar de ler, a leitura fluía de forma rápida e a cada lembrança de Nicola eu queria saber qual seria a próxima, um livro viciante.

A edição é maravilhosa, desde a capa até as borboletas colocadas no inicio de cada capitulo.

A Cecília soube contar a história, em momento algum, apesar do assunto delicado e muitas vezes confuso, me senti perdida, alternando entre presente e passado, a autora caprichou.

O livro surpreende, um final que eu nunca iria imaginar. História emocionante, me emocionei várias vezes com a história do colecionador de borboletas. Indico para todos, afinal já entrou para minha lista de favoritos.

Um comentário:

  1. Olá Amanda,

    Gostei muito da sua resenha o livro parece ser muito bom, fiquei com vontade de ler :)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir